Capítulo 0

 

APRESENTAÇÃO

 

“Levantar novas questões, novas possibilidades,

ver velhos problemas de um novo ângulo exige imaginação criativa

 e assinala progressos reais na Ciência.”

 - Albert Einstein -

   

 

     Esta compilação constitui parte de um livro de ficção de edição de autor, composto por 350 páginas e intitulado ‘A Viagem no Tempo’.

     A obra original retrata a história de um cientista, um investigador de Física Teórica, professor numa das mais prestigiadas universidades londrinas, o Imperial College. Ao longo dos últimos anos este professor tem-se dedicado, completamente e exclusivamente, à compilação de um projecto quase secreto, que consiste na formulação de uma ‘Teoria Final do Tempo’ e com ela a hipótese real de construir uma verdadeira Máquina do Tempo e assim realizar a primeira viagem no espaço-tempo efectuada pelo Homem!

     Ao trilhar este percurso, o físico teórico depara-se com outros enigmas da Física, problemas reais que ninguém consegue resolver mas que, de alguma forma, este cientista consegue obter a resolução para todas essas grandes questões. Ao ver-se na posse de tais revelações o físico teórico reúne apenas alguns membros específicos da universidade, também eles colegas e professores da instituição, com os quais pretende dar a conhecer e revelar esta teoria completamente nova e com ela apresentar 21 soluções para 21 questões da Física do séc. XXI!

     Neste pequeno grupo de elite que reúne, podemos encontrar um físico experimental, um matemático, um engenheiro electrotécnico e um biofísico. A todos estes cientistas compete um papel importante no desenrolar da história que só poderá ser revelado no final…      

     Nos capítulos disponibilizados nesta compilação foi feita uma selecção do manuscrito, no qual foi retirado as personagens, bem como a história de ficção e apenas apresentado um resumo da versão mais científica da obra e da teoria desenvolvida, de modo a poder torná-la acessível a qualquer leitor interessado nesta temática.

     Desta forma, este livro pode ser considerado como uma obra de divulgação científica.

     A Física do séc. XXI é ainda hoje uma ciência preenchida por diversos enigmas. Várias são as questões inexplicáveis e inúmeros são os problemas incompreensíveis que constantemente questionam a mente dos físicos. Entre puzzles e experiências irresolúveis, como por exemplo a experiência de Cavendish e a experiência da Dupla-fenda, questões fundamentais são postas em causa, desafiando por completo o entendimento, a lógica e a inteligência humana. Incógnitas estas que poderiam perturbar permanentemente o pensamento de um cientista.

     A ‘Viagem no Tempo’ surgiu como uma necessidade de compreender e reunir todas as grandes questões presentemente em aberto da Física do séc. XXI. Este tópico é por definição extenso, como tal, o objectivo consistiu em apresentar uma abordagem sintetizada de uma forma o mais completa possível, mas pouco extensa, de todos os maiores problemas que afectam a Física do nosso milénio. Esta majestosa ciência é única, pois abraça o átomo, a vida, o Universo e praticamente tudo, absorvendo uma vasta temática de assuntos, aparentemente divergentes ou com pouca relação. No entanto, as verdades, as relações, as semelhanças, estão todas inscritas no Grande Livro da Natureza!

     Este livro apresenta um documentário simples, baseado em relações e evidências cosmológicas, sem ser necessário recorrer a uma linguagem demasiado técnica e matemática, como tal, toda a estrutura da obra reúne todos os esclarecimentos essenciais, de modo a que qualquer leitor possa acompanhar aquilo que eu gostaria de designar por História Natural do Universo!

     Todas as soluções apresentadas são fundamentadas e têm por base um grande suporte científico que sustenta e apoia uma única Teoria relativamente simples … 

     Penso que as 21 soluções poderão talvez intrigar os especialistas no sentido de colocar novas perguntas, dúvidas e problemas e novas maneiras de os resolver.

     Assim, fundamentalmente, esta obra tem como objectivo final apresentar uma nova abordagem e uma nova perspectiva para o tratamento e resolução de velhos problemas de Física.

 

  C. P. Fournier

 

 

História Natural do Universo

Todos os Mistérios da Física Moderna desvendados

 

 

Índice dos Problemas Abordados:

 

 

1. Origem da Matéria;

2. O que é a Matéria Negra;

3. O que desfez a Homogeneidade;

4.O porquê da Inflação;

5. A razão da Densidade Crítica;

6. O que é o Falso Vácuo;

7. A origem das Forças da Natureza ;

8. Gravitões localizados;

9. Que tipo de Força é a Gravidade;

10. Estabilidade Electrodinâmica do Átomo;

11. Teoria Quântica da Gravidade;

12. Quantização da Matéria;

13. Dualidade Onda-Partícula;

14. O porquê da estabilidade Matéria-Antimatéria;

15. O problema do Horizonte;

16. O que é a Energia Escura;

17. Quantas dimensões?;

18. Origem e Destino do Universo;

19. Fórmula do Tempo;

20. Fórmula do Cosmos;

21. Fórmula da Teoria Unificada.